Admita. Sua meta para 2017 é conquistar a tão sonhada promoção no escritório. Não importa quão alto você já esteja ou chegue, sempre é possível subir mais um degrau na carreira. Mas é preciso desenvolver uma habilidade muito específica para tal.

Para conquistar o tão almejado upgrade você precisa desenvolver sua capacidade de liderança. Afinal, responsabilidades mais elevadas significam gerir pessoas, e esse desafio não é nada fácil.

Segundo Eduardo Shinyashiki, presidente da Sociedade Cre Ser Treinamentos e especializado no desenvolvimento das competências de liderança, essa habilidade pode ser adquirida, aprendida, aprimorada e treinada e, mesmo tendo dons naturais, talentos e potenciais de liderança não são suficientes se não forem aperfeiçoados, direcionados, treinados e colocados a serviço de um objetivo (como sua promoção, claro).

Uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Robert Half com 382 gerentes, diretores, supervisores, analistas e coordenadores de empresas nacionais e multinacionais do Brasil, revelou que liderar está entre os 5 principais motivos que levam uma pessoa à promoção profissional.

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E, com a ajuda do especialista, traçamos as seis características essenciais para ser um líder que faz a diferença nas empresas, e conquistar, em passos mais largos, uma promoção ainda neste ano.

/ 6 passos para uma promoção

Lidere a si mesmo. Cuide e fortaleça suas competências pessoais para manter o foco e para que as interferências não desviem do resultado e da realidade desejada. Leia mais sobre isso aqui.

Tenha atenção ao capital humano. Para o líder, reconhecer as experiências e competências da equipe é fundamental à concretização de resultados. A valorização de um ideal, um sonho, a capacidade de estimular nas pessoas entusiasmo, criatividade, dedicação, o sentimento de pertencer a algo, enfim, os valores chamados intangíveis, que não se medem em números ou com calculadoras, são considerados essenciais na construção e na manutenção de equipes sólidas e bem sucedidas. Afinal, elas também almejam uma promoção, assim como você.

Inspire sua equipe. Isso acontece quando você consegue partilhar com os colaboradores uma identidade comum que direciona atitudes e catalisa energias. O bom líder é um navegador: indica a direção e verifica a rota, transmite a missão e o significado da tarefa e das ações, orientando e, consequentemente, harmonizando os objetivos e metas individuais com a coletiva, sendo este equilíbrio a principal fonte de impulso para o sucesso da equipe.

Faça acontecer. O foco do líder é manter vivas nos colaboradores as extraordinárias forças criativas, inovadoras e sinérgicas capazes de fazer planos saírem do papel. É por meio de atitudes e palavras motivadoras e inspiradoras que você consegue manter a equipe focada nos objetivos, criando um equilíbrio que contribui para ultrapassar os limites individuais e, juntos, alcançar os resultados escolhidos.

Esteja aberto a aprender. O líder precisa estar atento e aberto ao novo, às mudanças dos contextos, à analise dos cenários e sempre disposto a aprender. Isso permite se reinventar quando necessário e inovar, criando as estratégias adequadas para alcançar as metas.

Alcance a maestria na comunicação. A comunicação é uma habilidade fundamental para alguém que lidera pessoas com a finalidade de uma maior compreensão, entendimento e alinhamento com os colaboradores. Por meio de uma comunicação eficaz, você fortalece as relações interpessoais e seu time em um contexto de cooperação e integração. Aprimorar e potencializar a comunicação verbal e não verbal permite compreender, reconhecer e acompanhar os critérios pelos quais o ser humano pensa, age e decide.