Você pode até ter crescido com uma crença antiga de que as mulheres preferem caras marrentos para um namoro. A verdade, meu caro, é que elas gostam mesmo quando somos gentis e legais. E a ciência explica porquê.

Imagine a seguinte situação: você, um cara bacana quando o assunto é namoro, que manda flores e leva para jantar, se depara com o amor da sua vida. Porém, ela está interessada em um cara bem diferente: meio badass, badboy, narcisista, o famoso pegador da galera. Frustrante, certo? De fato, quando o assunto é pegação, elas até se interessam mais por esse perfil pretensioso e desapegado, como mostra uma pesquisa recente.

Acontece que uma pesquisa publicada no Journal of Research in Personality constatou que narcisistas tendem a parecer mais divertidos, atraentes e adaptáveis, tanto para homens quanto para mulheres. Porém, apenas por um curto prazo. Se você quer conquistar aquela gata do escritório e pretende um futuro repleto de filhos e um cachorro é melhor manter o perfil do cara legal e altruísta.

RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS TODA QUARTA-FEIRA. NÃO SE PREOCUPE, TAMBÉM ODIAMOS SPAM!

Elas querem caras legais para namoro

Um estudo no periódico Sex Roles abordou o que os cientistas batizaram de “paradoxo do cara legal”. No experimento, dois grupos de mulheres foram escolhidos de forma aleatória para avaliar o comportamento de três homens que competiam por uma garota. Cada um deles tinha um perfil: o cara legal, o bonitão pegador e um terceiro mais na dele, neutro. Adivinhe quem foi o melhor avaliado? O cara legal!

O paradoxo vem do fato de esse tal cara legal ser escolhido quando o assunto é um namoro, porém se falamos de sexo casual, a tendência feminina é escolher os narcisistas, ainda segundo o mesmo estudo. Uma outra frente científica fortalece o coro das mulheres em busca de um mr. nice guy: quanto mais sensível e fácil de lidar você for, mais pontos tem com a ala feminina.

Isso porque ser sensível é se preocupar com as questões que preocupam uma mulher, dividir inseguranças, dúvidas, frustrações. Além de melhor ouvinte, esses caras tendem a ser mais companheiros e também compartilham mais coisas sobre eles mesmos, de modo que busquem a opinião da mulher com certa frequência.

namoro

TEM QUE FALAR FOFO AO TELEFONE, HEIN?

 

Mas, então, por que, diabos, os caras metidos a bonzões se dão tão bem com as mulheres mais lindas? Além do que já citamos lá em cima, outro motivo pode ser a audácia. Como são auto-confiantes e, de certo modo, egoístas, passam uma sensação de aventura bastante atraente, principalmente se for para sexo sem compromisso. “A mulher não foi educada para isso e sim para ter sexo com compromisso e sentimentos”, comenta Carla Cecarello, psicóloga especializada em sexualidade humana pelo Instituto H. Ellis. Talvez, nesse sentido, elas queiram quebrar paradigmas e desafiar uma cultura machista e patriarcal. 

E aqui vem mais uma boa notícia para você que é um desses caras legais: o narcisismo tende a desgastar rapidamente uma relação. Muitas vezes, as pessoas tendem a repetir um padrão de relacionamentos ruins, mas, vamos combinar, não existe nada melhor do que um namoro zen, tranquilo, sem estresse, não é mesmo?

Elas também pensam assim.