Já dizia aquele velho ditado: quem não gosta de café bom sujeito não é. Brincadeiras à parte, cientistas chegaram a um consenso sobre a quantidade de café que você pode beber se quiser viver mais. E a notícia é um alívio para nossa consciência.

Quantas xícaras de café você bebe por dia? Seja qual for a quantia, já deve ter ouvido que exagerar na bebida pode ser um problema para sua saúde. Inclusive, cientistas divulgaram que beber café logo pela manhã pode ser prejudicial ao organismo.

Acontece que a ciência sempre se contradiz e (para nosso alívio, não vamos negar) uma nova análise sobre o consumo desta que salva nossas manhãs – principalmente às segundas-feiras – traz um aval incrível. Pesquisadores espanhóis explicaram que quatro xícaras de café ao dia podem reduzir o risco de mortalidade por qualquer causa em 64%.

Os resultados deste estudo foram apresentados durante um congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, em Barcelona (Espanha).

%

REDUÇÃO NO RISCO DE MORTALIDADE

QUANTIDADE DE XÍCARAS A BEBER POR DIA PARA TER O BENEFÍCIO

RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS TODA QUARTA-FEIRA. NÃO SE PREOCUPE, ODIAMOS SPAM!

/ Quem bebe café vive mais

A notícia sobre o consumo de café ser benéfico ao organismo já foi ventilada por outros cientistas. Um grupo, em especial da Universidade de Southampton (EUA), havia revisado a relação da bebida com a saúde em mais de meio milhão de homens de cinco continentes diferentes. Nessa análise, foi constado que consumir duas xícaras de café por dia reduz em 44% o risco de desenvolver cirrose hepática. E tem mais: pesquisadores chineses entenderam que beber de uma a duas xícaras de café ao dia diminui em 18% o risco de desenvolver Ahlzeimer, demência ou outra doença de ordem cognitiva. Ou seja, tudo se trata da quantidade correta, afinal está mais do que provado que o café é positivo para o corpo (amém!).

 

Durante uma década, os cientistas espanhóis citados na abertura desta reportagem analisaram 337 pacientes que acabaram morrendo de causas diversas, sem considerar sexo, idade ou alimentação. Ao comparar com pessoas que beberam cerca de quatro doses de café por dia. estes tiveram o benefício de redução na taxa de mortalidade por qualquer causa. Qualquer causa!

Segundo Adela Navarro, líder do estudo e cardiologista no Hospital de Navarra (Espanha), essa quantidade de café pode e deve fazer parte de uma dieta saudável.